Como funciona o sistema de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

0

O Sistema de pontos na CNH(Carteira Nacional de Habilitação) é representada a cada infração com um número dos segintes pontos: Gravíssima 7 pontos, grave 5 pontos, média 4 pontos e leve 3 pontos.
A suspenção do CNH é quando o motorista fica proibido de dirigir por determinado tempo, sua carteira fica apreendida e ele tem de passar por curso de reciclagem, se for pego dirigindo no período de suspensão terá a CNH cassada, não podendo tirar outra por dois anos.
Isso acontece quando há duas hipóteses: Quando o motorista comete uma infração gravíssima que preveja a suspensão (como dirigir embriagado) ou quando comete infrações que somem 20 vinte pontos ou mais em seu prontuário.
Porém, é garantia constitucional que antes da entrega da carteira ao órgão de trânsito, o motorista tenha ampla oportunidade de defesa, onde poderá apresentar sua versão dos fatos e questionar o que acreditar ser necessário.
A suspensão da habilitação dura na primeira vez, de um mês há um ano. Se houver reincidência, de seis meses a dois anos. Dentro desses prazos, é a autoridade de trânsito que determina o tempo.
Para quem está suspenso e dirige, o motorista é processado por crime de trânsito e pode pegar até um ano de prisão. Também tem sua carteira cassada, fica dois anos sem dirigir e só depois de dois anos pode tentar tirar a carteira novamente, como iniciante. (Resolução nº. 50 do CONTRAN).
E para quem tem apenas uma multa, há no C.T.B infrações cuja suspensão poderá ocorrer com uma única infração, independentemente da quantidade de pontos que o condutor tenha acumulado, são elas: Dirigir sob influência de álcool, dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos, deixar o condutor envolvido em acidente com vítima e dentre outras.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta